Modelo Pedagógico O modelo pedagógico busca assumir, de forma gradativa, novas metodologias que facilitem a vinculação do saber teórico às respostas aos problemas de saúde: um modelo de fazer pedagógico capaz de integrar a experiência profissional aos conteúdos das disciplinas ministradas ainda no ciclo básico.
Esta transformação metodológica deve possibilitar um (re)pensar da relação entre teoria&prática, cujo fundamento é a adequação do conteúdo estudado à realidade vivenciada.
Ditas mudanças no fazer acadêmico implicam na reordenação dos conteúdos teóricos, na implementação de estratégias que introduzam o convívio com a profissão em todos os níveis do processo de formação, em novos procedimentos didáticos e, em conseqüência, em um processo de adequação do corpo docente. O projeto prevê ações direcionadas para a capacitação regular de docentes e tutores para o uso de novas metodologias; avaliação permanente do processo feita em conselhos de usuários do serviço, profissionais da rede pública, equipe interna do Hospital das Clínicas e conselhos de classe. Ressalta-se a importância da manutenção de canais de comunicação virtual que garantam a agilidade e a eficiência necessárias.
O processo de educação continuada, que inclui os alunos, docentes, tutores e elementos da rede de prestação de serviços, visa a renovação nos procedimentos pedagógicos, a revisão de conteúdos clínicos e aspectos relacionados com a filosofia, a ética e as relações interpessoais.
Incluem-se como fontes de informação bibliográfica a Biblioteca Central, cuja estrutura foi recentemente modernizada; uma biblioteca setorial, devidamente conectada às grandes redes de informações científicas; salas de leitura presenciais e virtuais, além de um laboratório de informática devidamente modernizado.
A adequação de um currículo à nova proposta pedagógica é tarefa que exige permanente sensibilização do corpo docente, garantindo interfaces entre o currículo atual e o modelo a ser implantado. Esta transformação para um saber&fazer se dá no processo, que define as metas parciais a serem alcançadas e que devem envolver atividades de pós-graduação (strictu e lato sensu) que redirecionem o eixo de atenção para as nosologias prevalentes e reforcem a especialização em medicina familiar. |