Fundamentos
Fundamentação Descreve uma situação em que, ao se decidirem pelo ingresso no curso de Medicina, os alunos tenham claros os objetivos da escola e conheçam as estratégias utilizadas para alcançá-los. Antevê-se um perfil de escola que seja pólo de desenvolvimento, lócus para reflexão, foco de informações e, principalmente, fórum de discussões sobre os grandes temas que revestem o processo saúde-doença, especialmente em nível regional. Um intenso trabalho de construção de uma nova proposta pedagógica está em desenvolvimento nestes últimos quatro anos que antecedem à presente proposta formal de reforma curricular, a partir do que estão sendo reestruturados os conteúdos e reformulados os procedimentos pedagógicos, redefinindo-se o perfil do profissional a ser formado e o papel das disciplinas em cada momento do curso. Exercitam-se estratégias de ensino capazes de dar unicidade à multiplicidade de conhecimentos e de fontes de informação, através da inserção precoce do aluno em atividades práticas Durante todo o curso, alunos e professores devem estar envolvidos nas grandes questões que afetam a saúde e a qualidade de vida, cuja estratégia de ensino&aprendizagem se situa nos diferentes graus de complexidade da atenção básica, tendo como catalizador um conjunto de conhecimentos, práticas e habilidades capazes de garantir a formação integral do acadêmico de medicina. Os pressupostos deste projeto se fundamentam na formulação de um novo modelo pedagógico com a transformação gradativa do fazer curricular, na mudança do eixo teórico/prático, levando à des-hospitalização e a des-especialização; na capacitação permanente do corpo docente e de um conjunto de servidores-tutores destacados da equipe técnica do SUS; na modernização e ampliação das fontes de informação bibliográfica; na revisão dos critérios de avaliação e na permanente retro-alimentação dos sistemas de ensino e de prestação de serviços.
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